segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Os primeiros dias

O bebé nasceu. É uma das maiores felicidades de uma mãe e de uma família. No entanto, especialmente quando se trata de um primeiro filho, vem acompanhada de uma série de medos, de preocupações.
A alimentação faz parte desta lista. Ora, o leite não jorra no dia em que o bebé nasce, mas a natureza não deixa as coisas ao acaso.

A partir do sexto mês de gravidez, sensivelmente, a mãe começa a formar colostro, um líquido amarelado que permanece nas mamas até que o bebé nasça e se alimente dele. O colostro representa para o bebé um concentrado de anticorpos que o ajudam a proteger das mais diversas agressões. Como alimento, não vem em grande quantidade, mas o estômago do bebé, à nascença, tem apenas o volume semelhante a um berlinde. Por isso, a mãe não deve preocupar-se com falta de leite, mas deve frequentemente colocar o bebé à mama para que se alimente com esse colostro, até à subida do leite que normalmente acontece entre o terceiro e quinto dia.
A subida do leite nem sempre é fácil para a mãe, mas o principal incómodo desaparece em dois ou três dias. Por vezes, a mama fica demasiado dura, dorida, sendo que também o bebé pode sentir dificuldades em agarrar. É assim necessário colocar pachos quentes, massajar a mama, e talvez extrair um pouco de leite para sentir mais conforto. Dar de mamar frequentemente também ajuda. Após a mamada é conveniente colocar algo frio na mama.
A partir de agora, o bebé vai mamar muitas vezes, dia e noite. Todos os bebés são diferentes, por isso cada um sabe quando sente fome, da mesma forma que cada um poderá demorar mais ou menos tempo a mamar até ficar satisfeito, até porque a sucção costuma cansar o recém-nascido ele pode demorar algum tempo. Como tal, é ele que regula a frequência e a duração das mamadas.  À mãe, resta oferecer aos primeiros sinais de busca e dar sempre que o bebé pedir.
Durante o primeiro mês é natural que a mama produza leite em excesso, mas é por esta altura que a produção costuma regular, adaptando-se às necessidades do bebé. Por isso é conveniente que a mãe dê cada vez que ele pedir, e não lhe imponha horários, para que continue regulada às necessidades do bebé, que deverá esvaziar primeiro uma mama e só depois mamar da outra, mas cedo a mãe começará a aprender quando ele quer trocar.

Aprecie cada momento!

Sem comentários:

Enviar um comentário