quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Livre demanda - O mais pequenino é que sabe!


Já lá vão os tempos em que se recomendava dar de mamar ao recém-nascido em cada três horas, ou duas horas, ou apenas dez minutos em cada mama.

Muitos bebés choravam de fome muito antes da refeição seguinte, programada pelos pais. Mesmo na actualidade, é comum ouvir a mãe: “só mais um bocadinho, bebé, ainda falta meia hora!” Gostará essa mãe de esperar meia hora em fila de espera para que o restaurante finalmente lhe consiga uma mesa, quando ela já sente o estômago a manifestar-se? Não.


O bebé foi o último da família a nascer, mas nestas coisas ele sabe, melhor que ninguém, a fome que tem, a quantidade e o tempo que precisa para se saciar. Se regras houver para amamentar, dar de mamar SEMPRE que o bebé pede, é uma delas, tenham passado 40 minutos, uma ou três horas desde a última mamada.
A maioria dos bebés mama de oito a 12 vezes por dia, cumprindo horários relativamente regulares. Mas nem todos são assim. Pelas mais diversas razões, ou porque está calor, ou porque mamou menos na última vez, ou porque precisa de conforto ou outra razão, os bebés podem mamar muitas mais vezes, até mesmo os que costumavam ser mais regulares.


Se a mãe permitir que ele mame sempre que precisar, não só o bebé terá sempre o leite que precisa, com a composição que precisa e que vai sendo alterada consoantes os intervalos (umas vezes mais rica em água e açúcares, outras mais em gorduras e proteínas), como a mãe terá sempre leite, garantidamente. Apenas é conveniente que a mãe só ofereça a segunda mama depois da primeira estar vazia.
A mãe não se deve preocupar que intervalos curtos façam mal à digestão, pois ao contrário do leite adaptado, o da mãe é totalmente adequado e bem digerido pelo bebé. Também é incongruente a mãe, ao longo das semanas, tentar espaçar os intervalos entre mamadas. O bebé sabe sempre o que precisa. Confie nele.


A duração da mamada também é definida pelo bebé: Nas primeiras semanas é natural que demore mais tempo e se até se canse com a sucção, mas ele irá evoluir. Por volta dos dois a quatro meses já se alimenta rapidamente, alguns fazendo mamadas de cinco a sete minutos.


Sem comentários:

Enviar um comentário